Como Fazer E-mail Marketing Passo a Passo

Para compreender como criar uma campanha de sucesso e como aplicar o e-mail marketing diariamente no marketing digital, é de suma importância conhecer os 4 tipos de e-mail que você poderá enviar. Aprenda neste artigo como fazer e-mail marketing passo a passo.

 

4 Modelos de E-mails que Devem Conter em Sua Estratégia de Marketing

Atualizações do Blog

Você já deve estar acostumado a ver este tipo de e-mail, ele é muito popular. É aquele que comunica quando um conteúdo novo é postado no seu blog.

São excelentes para iniciar uma interação melhor com seus leitores. Quando alguém se inscreve na sua lista pela primeira vez, há uma grande possibilidade de que esses sejam os primeiros e-mails que ele receberá.

É uma ótima técnica para manter a sua lista ativa em contato com os novos conteúdos postados, além de aumentar as chances de você gerar leads com os “botões “CTA’s” dentro dos seus textos.

A Famosa “Newsletter”

Ela é muito conhecida por conter em blogs e sites de e-commerce. A maioria das empresas costumam enviar e-mails para seus contatos as atualizações da semana ou de mês sobre os principais posts do blog e notícias da empresa ou do próprio mercado.

Se você pretende fazer com que a sua newsletter seja vista e lida pelo seus assinantes, há uma coisa certa a fazer e se baseia em investir tempo criando uma newsletter que possua identidade própria e que abranja conteúdo relevante para seus leitores.

Ah, e não se esqueça de colocar links para direcionar o leitor para páginas externas onde ele possa ler mais sobre aquele assunto em específico.

Convite Para Eventos

Se você está organizando algum evento, uma boa opção para divulgar é através do e-mail. Na verdade, é uma excelente opção. O grande estímulo nessa parte é mostrar de forma clara e objetiva porque vale o comparecimento dos seus contatos neste evento.

No momento que estiver escrevendo e-mails de divulgação de eventos, lembre-se de incluir todas as informações necessárias, como por exemplo local, data, hora, limite de participantes, etc… E lembre-se também de colocar em destaque o link para a página de inscrição do evento ou compra de ingressos!

E-mais de Nutrição e Educação de Potenciais Clientes

Conforme as ações que a sua persona resolver executar dentro do seu blog ou site, você pode pretender colocá-la em um sistema de capacitação chamado “fluxo de nutrição”.

Esse sistema consiste em uma série de e-mails com conteúdo relevante e segmentado para o público específico. Como o nome sugere, esses são e-mails que ajudam os potenciais clientes a seguirem um caminho pelo funil de vendas até uma posição clara e objetiva de compra.

Percebendo um grupo de contatos que você sabe que possui interesse em um assunto específico, você poderá continuar a conversa alimentando-os com mais conteúdos relevantes e segmentados para que aumente a possibilidade dessas potenciais clientes continuarem em contato com você.

 

Como Fazer E-mail Marketing Passo a Passo: Ferramentas e Layouts

Se pretende utilizar sua estratégia de e-mail marketing a partir de agora, precisa de um ingrediente necessário: alguma ferramenta profissional ou software que efetue sequências de e-mail contínuo.

Uma das ferramentas mais indicadas para iniciantes é o Mailchimp, pois além de dispor como uma versão gratuita, sua utilização é muito simples e intuitiva.

Além dessa ferramenta, existem outros softwares muito populares no mercado como o GetResponse e o Mailee, porém estas são ferramentas pagas e próprio para pessoas que já possui um negócio gerando grandes receitas.

O e-mail marketing também pode ser desenvolvido através de softwares completos de automação de marketing digital, como os mais populares RD Station e Hubspot.

Estas são ferramentas que possui múltiplas funções além do e-mail marketing, contendo também opções de gestão de redes sociais, lead tracking, gestão de blogs, etc.

Escolhendo o Template Perfeito Para Seus E-mails

Após ter uma ferramenta em mãos, seu desfaio em seguida será escrever seu primeiro e-mail. Portanto, você terá que escolher algum template para criar o e-mail.

Há possibilidade de criar um template do zero em códigos HTML se possuir conhecimento sobre o assunto ou até mesmo utilizar templates prontos que são fornecidos por ferramentas como a Mailchimp. Esta última opção é a mais simples e eficaz, pois diminui o seu trabalho.

Quando for escolher um template para a sua estratégia de e-mail marketing, busque por um que seja responsivo, ou melhor, aquele que se adapta em dispositivos móveis.

como fazer e-mail marketing passo a passo

Atualmente, a maioria das pessoas leem e-mails em seus aparelhos smartphones ou tablets. Desse modo, se seu template não for responsivo a esses dispositivos, a leitura dos seus e-mails ficará complicada ou até mesmo impossível de ler.

Além de responsivo, seu template deve incluir espaço para imagens e texto. A maioria das empresas enviam e-mails que contém apenas imagens. Isso causa uma impressão que falta algo a mais no e-mail.

No entanto, alguns provedores consideram este tipo de e-mail como spam. O método mais apropriado é mesclar blocos de imagem e texto, tornando seu e-mail mais suave e agradável para ler.

Afinal, no momento de procurar por um template perfeito, lembre-se que menos é mais.

Por mais clichê que aparenta ser essa expressão, simplicidade é a solução para focar a atenção do seu leitor no que você deseja — seja o conteúdo do e-mail, o CTA (call-to-action), o compartilhamento ou uma ação diferente que você queira que ele realize.

Desenvolvendo Lista de E-mails

Por mais que aparenta ser triste, uma lista de contatos de e-mail cai aproximadamente 23% por ano. Várias coisas acontecem no decorrer deste tempo. Endereços de e-mail mudam, pessoas abandonam contas antigas e contatos decidem por sair da sua lista.

Diante disso, não há algo mais desafiador em uma estratégia de e-mail marketing do que desenvolver e ampliar sua lista de contatos.

A primeira maneira que vem na cabeça, na maioria das vezes, é comprar uma lista de e-mails. Mas será que essa é a maneira mais certa?

Bem, existe uma regra de ouro do e-mail marketing que se baseia em nunca comprar listas de contatos!

Comprar Lista de E-mail é um Grande Erro

A caixa de entrada de e-mails de uma pessoa é um espaço extremamente pessoal. É nessa parte que ela lida com mensagens sobre o trabalho, assim como seus assuntos pessoais.

Sendo assim, se alguém ofereceu seu endereço de e-mail para você, significa que esta pessoa está disposta a interagir diretamente com você.

Ao decidir e comprar uma lista, você está obtendo endereços de e-mail que não optaram por receber mensagens suas. Consequentemente, nenhuma destas pessoas lhe deu permissão para enviar mensagens diretamente para as caixas de entrada delas.

Além disso, listas prontas também costumam conter endereços de e-mail falsos, inexistentes ou com erros de digitação. Isso indica aos provedores que você está enviando e-mails para uma lista comprada, levando a uma possíbilidade ser penzalizado por esses provedores.

Resumindo, comprar uma lista de e-mails é um prato cheio para prejudicar a sua imagem ou de sua empresa.

Desenvolver uma lista de e-mails demanda tempo e esforço. Para facilitar este processo, recomendo que você continue lendo e veja mais algumas dicas importantes para a sua estratégia de e-mail marketing.

Construindo Lista de E-mails de Qualidade

Se você tiver uma Blog, o primeiro passo para coletar e-mails é aplicar um espaço onde seus visitantes podem cadastrar seus e-mails para receber suas mensagens, como newsletters, lista vip, promoções e novidades.

Algumas ferramentas no mercado facilitam essa coleta de e-mails. Uma das melhores que eu acho e utilizo a um tempo é o Plugin Capture Popup WP, desenvolvido pelo empreendedor digital Jair Rebello, que adiciona uma janela ou pop-up de coleta de e-mails ao seu site.

Lembre-se que quanto mais simples for o processo para seus usuários fornecerem seus e-mails, mais endereços você conseguirá coletar. Portanto, facilite a experiência do usuário no seu blog.

Você pode optar por pedir outras informações, além do e-mail, no momento do cadastro. Isso é normal, mas fique atento apenas para não fazer perguntas excessivamente. Isso tende a assustar seus visitantes e faz com que eles desistam de fornecer o endereço de e-mail para você.

Afinal, lembre-se que construir uma ótima lista de e-mails envolve dois componentes principais: conseguir novos contatos diariamente e manter os que você já tem. Para mantê-los próximos, envie sempre conteúdo relevante. Senão, você pode perder tudo que trabalhou para conquistar.

como fazer e-mail marketing gratis

Instruções Para Escrever E-mails Excelentes

No momento em que você obtiver alguma ferramenta de envio de e-mails, um template e uma lista de contatos, você estará ansioso para enviar seu primeiro e-mail.

Existem algumas técnicas eficientes que devem ser seguidas para que você facilite a leitura e torne os e-mails incríveis para seus assinantes. Veja abaixo!

Texto Curto

Uma pesquisa do site The Telegraph revela que o tempo médio de atenção dos seres humanos atualmente é de 8 segundos? Sabendo disso, obviamente você precisa ser claro e direto ao ponto na hora de escrever seus e-mails.

Certamente, Revisar e editar seus e-mails é uma ótima maneira para livrar-se de tudo que não é necessário para comunicar sua mensagem. Evite distrações e vá direto ao ponto sobre o que você quer deseja falar.

Linguagem Apropriada

No momento em que estiver escrevendo seus e-mails, se coloque no lugar de um cliente ou assinante. Veja o seu e-mail por esse ângulo. Ou seja, você sabe qual é a persona dos seus e-mails?

Além disso, você poderá definir qual tom de voz será adequado e que tipo de expressões, jargões ou gírias você deve evitar.

Institua um Tom de Conversa

O e-mail é apropriado para educar e nutrir relacionamentos com sua lista de contatos. Portanto, crie proximidade nos seus textos, chame seu leitor pelo nome e fale de uma maneira que vai ressoar com seus contatos.

Seja íntegro e seja você mesmo. Dessa maneira, você cria com eles um diálogo recíproco.

Preparando Estratégia Para o Próximo Nível

Até agora, mostramos o conhecimento básico que você precisa saber para começar uma estratégia de e-mail marketing inteligente e que contribua para o seu relacionamento com seus assinantes/clientes.

Após tudo ter sido elaborado, você pode avançar para os próximos passos para levar sua estratégia para um outro nível, onde você poderá gerar oportunidades de negócio, enviar mensagens personalizadas e otimizar suas campanhas para atingir os melhores resultados.

como fazer e-mail marketing passo a passo

A etapa mais importante para que isso ocorra é determinar um plano de ação. Isso ajudará você a definir uma constância de envio de e-mails, assim como determinar quais tipos de e-mail enviar e para que persona enviar.

Um ótimo planejamento de e-mail marketing é composto por 5 etapas básicas:

  • Definir sua persona;
  • Determinar qual conteúdo será enviado;
  • Estabelecer a constância de envios;
  • Definir os objetivos de cada campanha, assim como quais métricas acompanhar
  • Organizar um calendário de envio

Com todas essas etapas elaboradas, você terá uma estratégia bem estruturada e estará à frente de várias outras empresas pelo mercado.

Neste artigo, descubra as 5 Principais Técnicas de Marketing Digital. Clique aqui para saber