Produtividade e Criatividade: 6 Dicas Para Obter Mais

Unir prazer e produtividade no trabalho é possível. A criatividade ajuda a encontrar processos e resultados inovadores que, na grande maioria das vezes, ajuda a melhorar o resultado pretendido com o esforço. Veremos Neste artigo como obter mais produtividade e criatividade.

Ao longo da vida, o ser humano se torna cada vez menos criativo. Mas é essa característica que serve como primeiro passo para vencermos os paradigmas do nosso dia a dia, na empresa, em casa, na vida.

No mundo corporativo, o profissional que sabe usar a sua criatividade a seu favor é capaz de enxergar o que pode ser modificado em prol de prazer e produtividade e diferenciá-lo do que não muda.

O segredo está em educar a percepção e buscar não a resposta certa, mas a pergunta certa. Os paradigmas são problemas que costumam se tornar quase absolutos na nossa mente, e a forma como lidamos com eles é que os torna inquebráveis ou não.

Como uma pessoa enxerga os fatos que aparentemente não há solução? Quem responde que determinado problema ‘não tem jeito’ ou que o modo de executar certa tarefa ‘sempre foi assim’ acostuma-se a nunca buscar uma solução criativa.

Alguns dos métodos para obter mais produtividade e criatividade que mostrarei agora, você pode aplicar sozinho, outros com a ajuda de alguns profissionais.

O fato é que, sim, você pode ser produtivo e criativo, não porque a criatividade e produtividade venha de herança, mas sim de hábitos adquiridos, ou seja, cultivados com o passar do tempo.

Uso de Mapas Mentais

Uma grande sacada para as pessoas que tem “medo” da página em branco, ou de ficar horas olhando para a tela do computador e sem criatividade, acredite, os mapas mentais são uma ótima ideia, porque organizam as ideias e permitem que sejam criadas novas ideias.

Diferentemente da utilização de listas que trazem ideias escondidas ou adormecidas de volta, a utilização de mapas mentais desenvolvem a criatividade.

produtividade e criatividade

6 Dicas Para Desenvolver o Seu Mapa Mental

1. Em um grande pedaço de papel ou quadro em branco, escreva o seu tema central ou desafio no meio e circule-o.

2. Pergunte a si mesmo: “O que mais pode ser acrescentado ao mapa que está relacionado com este tema?”. Tome nota das ideias, ramificando-as a partir do centro. Não se preocupe se elas se mostrem clichê ou óbvias demais, pois isso acontece com todos.

3. Use cada conexão para dar origens a novas ideias. Se você acha que uma de suas ideias levará a um novo assunto central, desenhe um retângulo ou oval em torno dela para salientar que é um tema de outro assunto central (assim você lembrará de transferi-la para outro mapa).

4. Continuando com o mapa, sua mente vai se abrindo e provavelmente você vai descobrir novos pontos imprevisíveis, ideias desintegradas.

5. O processo só finaliza quando o quadro ou papel fica sem espaço ou quando as ideias acabam. Se está se sentindo aquecido, mas não terminou, tente reformular o tema central. Se você acha que não fez o suficiente, volte, pegue o assunto do retângulo, e inicie um outro mapa.

6. Não se esqueça de que você tem limites de criatividade e produtividade, sendo assim, vai chegar um momento que o bom senso deve predominar e com o passar do tempo, você mesmo vai encontrar a melhor maneira de agir.

Esteja sempre atento ao seu redor!

Um hábito inteligente é observar as outras pessoas a fim de identificar o que cada indivíduo tem de diferente e que a faz ser do jeito que é, seja bem sucedida ou um fracasso total.

Nossa vida é moldada por hábitos e cabe a nós mesmos adquirir bons hábitos no dia a dia para que consigamos ter alta produtividade e criatividade.

Mas o que podemos aprender com as pessoas que nos cercam em relação a produtividade e criatividade?

Há uma comprovação de que a maioria das pessoas bem sucedidas têm em sua vida métodos de atuação, unidos a determinação, foco e persistência no objetivo. Ser criativo e produtivo passa por tudo isso que está citado acima.

ser criativo no trabalho

É preciso ter hiperfoco. Não se preocupe com o caminho a percorrer ou com a velocidade durante sua trajetória. Preocupe-se com a direção correta, contínua e bem planejada.

É de extrema importância que tenha definido com clareza para onde quer ir e onde quer chegar. Isso é facilmente esclarecido a partir de um planejamento.

No Saque do Sucesso

A história do Bernardinho é um exemplo. Começando pela dedicação em seus treinamentos quando ainda jogador. Ele era o primeiro a chegar nos treinos e o último a sair, o que fez dele não como um jogador brilhante e/ou um fenômeno, mas que proporcionou muitos benefícios à sua carreira.

Hoje como treinador da Seleção Brasileira, a cada temporada acumula muitos e muitos títulos nacionais e internacionais, esbanjando produtividade e criatividade em saber exercer seu papel de estrategista na armação tática dos times ao qual é comandante.

exemplo de criatividade no trabalho

Dica: Promova a interação, semeie a terra da criação de conhecimento e conexões.

Como foi citado, acredito que ser produtivo e criativo não é de origem genética, mas sim de origem adquirida, ou seja, toda e qualquer pessoa pode adquirir, melhorar seu desempenho, mas para isso é preciso sair da zona de conforto e buscar tal solução.

A interação e a comunicação são excelentes estímulos. Ao relacionar-se, criar conexões e conhecer pessoas novas, conversar com essas pessoas, expor e se ver exposto a ideias de naturezas e horizontes novos, a criatividade e produtividade vai desenvolvendo-se aos poucos.

Sem Procrastinação = Melhora de Produtividade e Criatividade

Uma pessoa vive a procrastinar quando seus objetivos não estão definidos de forma clara, quando há uma falta de foco, quando a pessoa vê muita dificuldade na atividade, quando enfrenta uma tarefa assumindo a mesma como de alta complexidade, quando não se tem data definida para entrega das atividades.

Procrastinação nada mais é que deixar sempre para depois aquilo que deve ser feito agora. É prolongar os afazeres importantes do dia a dia, as tarefas que por consequência reduzirão a produtividade.

Uma forma de resolução para tal atitude é definir objetivos de entrega, ou seja, uma recompensa particular que faça com que realize tal tarefa em tempo hábil, com produtividade, criatividade e qualidade acima de tudo.

Um objetivo de entrega pode ser o querer ganhar um bom dinheiro. Muitas pessoas sonham em ganhar um bom dinheiro mais pela questão de sentir bem financeiramente do que pelo fator status.

Aí está a questão, se você define o objetivo de realização da tarefa (ganhar um bom dinheiro) alcançar uma boa quantia que você gostaria, a motivação de realização passa a ser mais bem aceita e a procrastinação é eliminada ou ao menos diminuída.

É preciso tangibilizar a recompensa, ou seja, tornar ela palpável, alcançável e todo o processo passará a ser mais simples, embora à longo prazo.

Agora, se o objetivo é ter uma boa quantia de dinheiro para viver bem, sem sombra de dúvida o objetivo é mais intenso, mais profundo, isso porque envolve estímulos emocionais.

Não quer dizer que finanças pessoais não o seja, mais o voltado em ter uma melhor qualidade de vida tem sim um impacto em sua realização muito mais psicológico, levando em consideração a particularidade de cada indivíduo no que se refere a natureza humana de ser único.

O Ambiente

Observar o ambiente ao qual você está incluído, pois também é parte do processo de transformação de um indivíduo, porque nossa vida é moldada e movida pelo ambiente que nos cerca.

Mesmo que somos seres humanos, parecemos uma “esponja”, pelo fato de que absorvemos muito do que está ao nosso redor, isso é simples de comprovar.

criatividade no ambiente de trabalho

Por exemplo, se você é casado(a) e seu companheiro chega chateado do trabalho, você também fica um pouco chateado, acaba que absorvendo seu humor. Isso acontece regularmente em muitos relacionamentos e passa desapercebido devido a ergonomia funcional de vida que estamos acostumados a ter.

O conhecimento da influência do ambiente em que vivemos em nossas vidas é de vital importância para que se colocamos em um caminho de mais produtividade e criatividade. Sabendo dessas influências podemos adotar métodos, ações que modificam o ambiente, mudando o caminho antes traçado.

E como podemos modificar o ambiente em que vivemos?

O ideal é adotar as modificações de forma tranquila e sucessiva, para que você não desista no caminho. Mas é preciso ação! Vejamos o que pode ser feito:

Dicas de ação à modificação:

Organize o ambiente ao seu redor – Um ponto indispensável é a organização. As pessoas mais organizadas são muito mais criativas e produtivas. Se para achar um determinado documento em seu computador você demora vários minutos ou até horas, isso é mesmo uma perda de tempo e produtividade.

criatividade no trabalho

O que se deve fazer? Realizar uma arrumação periódica nos arquivos de seu computador certamente já resolveria e aumentaria sua produtividade. Organize as pastas tudo em seu devido lugar com seus arquivos relacionados a cada pasta. Ex: Pasta vídeos (somente vídeos), Pasta documentos (somente documentos), e assim sucessivamente.

Modifique totalmente o seu ambiente – Uma grande dica é passar a não andar mais com pessoas que fumam ou bebem, caso você pretenda realmente parar de beber e fumar!

No meu caso, em minha residência todos querem mesmo é que a família tenha prosperidade arrumando qualquer emprego e permanecendo por lá, pois acham que essa realidade vai proporcionar uma estabilidade financeira para o resto das vidas.

Nesse contexto eu tenho muita dificuldade, empreender não é entendido como profissão que pode me dar a estabilidade desejada por eles ou até maior que isso.

O que quero dizer aqui é que, na verdade, o ambiente que me cerca torna mais complicado meu trabalho, me traz mais dificuldades em conseguir um posto ao sol no cenário digital do que aquele pretendente à empreendedor digital que está cercado de pessoas que também sonham com o mesmo futuro.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.